
Você já parou pra pensar que o que tem te impedindo de conquistar seus objetivos pode ser você mesmo? Muitas vezes, ainda que de forma inconsciente, nos afastamos daquilo que mais queremos por acreditar que somos incapazes. Nossos próprios pensamentos podem estar agindo através de crenças limitantes e negativas. O texto de hoje explica melhor o que são essas crenças e como combatê-las. Confira!
O que são e como superá-las?
As crenças limitantes são aquelas ideias ou pensamentos em que você acredita fielmente e te impedem de crescer, experimentar novas oportunidades e viver com qualidade. Elas são construídas ao longo das nossas vidas a partir de coisas que podemos ter ouvido de outras pessoas, experiências negativas no passado ou vivências atuais que acabam por reafirmar esse tipo de crença.
Quando não identificadas, as crenças limitantes vão se desenvolvendo na mente do indivíduo, aumentando a negatividade e pessimismo a ponto de acabar comprometendo sua vida pessoal e profissional.
Se livrar de uma crença limitante exige persistência, esforço e prática. E o primeiro passo é reconhecê-las, para então criar o exercício de substituir por uma crença fortalecedora, sobre a qual falaremos mais adiante!
Existem vários tipos de crenças limitantes, que podem estar relacionadas a tempo, dinheiro, idade, peso ou capacidade. Uma pessoa pode acreditar que não pode fazer algo em sua vida porque está velha demais, não tem dinheiro, não tem tempo, nunca vai conseguir emagrecer… E na verdade, todas essas ideias só são capazes de limitá-la, por estarem fixas em seus pensamentos como verdades insubstituíveis. Mas como reverter?
1- Identifique e vença seus medos!

Crenças limitantes estão diretamente ligadas ao medo. Enfrentar seus medos e confiar em seu potencial é o primeiro passo para afastar essas ideias. Tente monitorar seus pensamentos ao visualizar as situações que lhe trazem esse tipo de insegurança e busque visualizar outras perspectivas: ‘E se valer a pena? E se não for tão ruim assim? E se isso mudar sua vida? E se for uma oportunidade de aprendizado?’
2- Substitua crenças limitantes por crenças fortalecedoras!
Fatos isolados podem levar as pessoas a acreditarem que estão fadadas ao fracasso. Como por exemplo não ir bem em uma determinada prova. As crenças limitantes te levam a generalizar as situações e a acreditar se um acontecimento não foi bem sucesso todos os outros serão.
Superar essa negatividade pode mudar completamente a vida de um indivíduo para melhor e com a mesma força que uma pessoa possui de criar crenças limitadoras, ela é capaz de criar crenças fortalecedoras.
Como você já deve ter percebido, as crenças fortalecedoras são o oposto do que chamamos de crenças limitantes. Elas são criadas e colocadas no lugar das negativas. O poder dado a elas vem de nós mesmos.
Para criar uma crença fortalecedora é necessário acreditar em si mesmo e passar por cima de uma crença limitante. Vamos dar um exemplo, você acredita fielmente que não possui tempo para fazer nada.
Na realidade, isto não é verdade, e é isso que você precisa enxergar. Você deve pensar positivo, colocando no lugar uma crença fortalecedora. Por exemplo: “Com o tempo que eu tenho eu consigo realizar todas as minhas prioridades’’.

Outros exemplos comuns de transformar suas crenças limitantes em fortalecedoras:
– Dinheiro: Este é um assunto muito frequente no qual pessoas costumam ter crenças limitantes. Frases populares são ditas e repetidas e, consequentemente, internalizadas. É comum ouvir: “Quem não nasce rico, provavelmente nunca será rico’’. Muitas pessoas, mesmo inconscientemente, podem acreditar nessa ideia. Com muito esforço, é possível sim enriquecer, mesmo sem ter nascido em berço de ouro. Substitua por uma crença positiva, como “Se eu trabalhar dando o meu melhor eu posso ficar rico’’.
– Peso: Essa é uma dificuldade muito comum. Pessoas que acreditam que não conseguem emagrecer e colocam essa ideia na cabeça. Qualquer um consegue emagrecer com uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas. Mentalize o seguinte: “Se eu começar a seguir um estilo de vida mais saudável, eu consigo emagrecer’’
– Capacidade: Muitas pessoas acreditam não serem capazes de desenvolver projetos em sua vida, como por exemplo subir de cargo na empresa. Acham que aquele cargo é impossível, mesmo tendo o conhecimento e as habilidades necessários para desempenhar tal função. A crença que deve ser colocada em mente neste caso é “Eu sou perfeitamente capaz de conseguir subir de cargo se eu me esforçar e mostrar minhas habilidades’’.
A prática frequente desse tipo de exercício de pensamento ajuda a substituir as crenças limitantes pelas fortalecedoras. Dessa forma você mesmo não sabota seus próprios objetivos e se aproxima de alcançar o sucesso.
A medida que as crenças limitantes vão sendo anuladas da sua vida, acreditar em você mesmo e em sua capacidade se torna algo fácil e automático. Por isso é importante que a luta contra esses pensamentos negativos seja algo constante, um hábito.
3- Procure ajuda profissional
Em alguns casos recorrer a um profissional qualificado pode te ajudar a identificar e superar suas crenças!
Hoje, existem muitos treinamentos de confiança que auxiliam no processo de autoconhecimento, oferecendo resultados tanto para crescer profissionalmente, quanto identificar quais ideias podem estar limitando sua vida!
É importante lembrar que qualquer tipo de palestra, workshop ou treinamento funcionam como um impulso para estimular o seu potencial, mas por serem crenças pessoais, a mudança depende de cada um! É só querer! 🙂
Se você gostou do nosso post, compartilhe! E se está confiante em acabar com suas crenças limitantes e aprender a crescer cada vez mais, nós da Alcântara Treinamentos oferecemos diversos tipos práticas e preparação para o seu desenvolvimento profissional. Dê uma olhada em nossos cursos de inteligência emocional, como o “Revelar” e o “Gaivota” e saiba mais. Um abraço e até a próxima!