6-Atitudes-Para-Potencializar-a-Empatia-1024x576
6-Atitudes-Para-Potencializar-a-Empatia-1024×576

Empatia é diferente de simpatia, caridade ou compaixão. A empatia diz respeito não só a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas também de conseguir enxergar o mundo além de seu ponto de vista. Um velho provérbio diz: “caminhe alguns quilômetros nos sapatos de outra pessoa antes de criticá-la” e resume bem o sentido de ser uma pessoa empática.

Estamos constantemente julgando os comportamentos alheios e nos esquecendo que cada um possui sua história, vivências, personalidade e sentimentos. É preciso escutar, aceitar e vivenciar a realidade do outro, reconhecendo que a nossa verdade não é a única e nem a mais correta.

Em um mundo em que as distâncias parecem estar sendo encurtadas pela tecnologia e onde muitas vezes se multiplicam os discursos de intolerância, praticar a aceitação é uma carência urgente. Sai do seu centro e vá além!

Confira o nosso post e descubra dicas para nutrir a empatia e aplica-la em seu dia a dia!

1. Julgue menos

Muitas vezes pode ser muito natural criticar e condenar o outro por um comportamento que lhe soa muito diferente. Se você ainda não consegue deixar esse hábito, o primeiro passo é não externar. Expressar qualquer tipo de julgamento pode acabar trazendo prejuízos e fazendo mal para aquela pessoa que escuta.

Busque compreender que todos possuem formas diferentes de agir e pensar. Você bão precisa concordar com tudo, mas pode começar aceitando que não existe uma verdade única e universal. Se alguém possui uma atitude que difere do que você acharia normal, considere que talvez aquilo é o melhor para aquela pessoa no momento. Não se incomode tanto.

2. Escute verdadeiramente

Muitas vezes quando um amigo vem nos contar um problema ou desabafar, não damos a devida atenção ou acabamos dando um jeito de contar algo relacionado à nosso própria vida ao invés de volta os ouvidos para o outro.

Assuma o hábito de verdadeiramente escutar o que as pessoas têm a lhe dizer. É preciso ouvir e realmente compreender o que aquela pessoa necessita no momento. Olhe nos olhos, esteja atento, doe o seu silêncio e a sua atenção plenamente.

3. Demonstre interesse e curiosidade

Não há nada mais empático do que demonstrar interesse na vida e na história do outro. Pergunte, questione, interaja. É possível ser empático até mesmo com pessoas desconhecidas!

Esse hábito potencializa nossa empatia e amplia o nosso círculo social.

4. Utilize a empatia para a mudança

Muitas vezes focamos a empatia apenas no nível do nosso convívio social e esquecemos da sua capacidade de mudar instâncias maiores.

O mundo tem nos mostrado que podemos usar a empatia para ajudar aqueles que estão passando por períodos difíceis. Os recentes ataques na Ucrânia, as tragédias que ocorrem em nosso país (enchentes, desmoronamentos, violência) nos mostram que podemos ser muito mais do que caridosos, podemos ser empáticos e mobilizar todos ao nosso redor!

Mais do que espalhar os acontecimentos, podemos nos colocar no lugar dessas pessoas e sentir verdadeiramente o que eles necessitam.

5. Cuide da sua linguagem

Quantas palavras podemos evitar com o simples hábito de tomar cuidado com a nossa palavra? Quantos mal entendidos, desentendimentos e discussões poderiam não ter acontecido se soubéssemos como dizer o que pensamos?

Antes de dizer alguma coisa, atente-se para a forma como você irá utilizar a sua fala e se aquilo poderá ferir alguém de alguma forma. Vale a reflexão de que algumas coisas sequer precisam ser ditas, enquanto outras podem se expressadas com empatia, carinho e respeito.

6.      Respeite a individualidade do outro

Pessoas empáticas compreende que nem todos enxergam as coisas da mesma forma, e portanto devem ser tratadas de acordo com usa individualidade.

Respeite o espaço, o tempo e a opinião do outro. Você verá como as suas relações se tornarão mais ricas e como você tocará as pessoas ao seu redor.

Se esse post te ajudou a trabalhar e desenvolver a sua empatia e melhorar o convívio com aqueles que o cercam, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais e, se você quer dar o próximo passo rumo ao alcance do todo do seu potencial, conheça o nosso treinamento de Inteligência Emocional, o Revelar – Leader Training. Clique aqui e saiba mais!

Um abraço e até a próxima!