A vida é formada de ciclos. A todo tempo passamos por situações onde achamos que serão tão difíceis que não terminarão nunca, mas em um momento passa. Outras vezes estamos em fases tão boas que gostaríamos tanto que noçao terminassem nunca, mas em um momento isso também passa. Portanto, quando falamos sobre a vida, precisamos entender a importância de vivenciar cada um desses ciclos de maneira intensa. Vivenciar os momentos ruins para adquirir o aprendizado necessário e vivenciar os momentos bons para desfrutar de toda a alegria fornecida. Mas exatamente como posso passar por esses ciclos? Isso vamos ver agora.
1 – Resiliência
Ter resiliência e ter a capacidade de se reinventar, se adaptar e contornar as situações difíceis. As vezes os momentos de dificuldade aparecem em nossas vidas, nos abalam e vão embora, mas o sentimento ruim ou a sensação de tristeza perpetua por mais tempo do que o evento em si. A resiliência é entender que o que passou, passou e daqui pra frente uma nova vida se inicia, novos desafios vão surgir e que agora você esta mais forte para enfrenta-los. É difícil manter esse pensamento? Sim, principalmente logo após o ocorrido. Mas ainda assim, se policiar para isso é importante, porque de pouco em pouco os pensamentos são alterados de a cordo com seu esforço.
2 – Viver o presente.
Viver a vida intensamente é o segredo das pessoas que desfrutam de sua verdadeira felicidade. Escutamos muito coisas do tipo: “Devia te aproveitado mais aquela viagem”, ou “Podia tanto ter abraçado aquela pessoa uma última vez” e até mesmo “Devia ter feito isso ontem, hoje não dá mais”. Devemos em nossa vida estar atentos as situações boas e as oportunidades que surgem muitas vezes de maneira repentina. E se não estivermos atento ao momento presente e conectados com o que o universo estar nos fornecendo, essas informações acabam passando despercebidas. Viver o momento presente é estar conectado com tudo o que te rodea.
3 – Fechar os ciclos
Muitas vezes ficamos presos a acontecimento passados, ou nos lamentando pelo ocorrido, ou querendo que aconteça novamente. Isso faz com que fiquemos presos em um passado e deixemos de viver o momento presente. Além disso, ficar preso no passado é o maior causador de depressões. Portanto, fechar os ciclos, entender que o que passou ficou pra trás e iniciar novas historias e vivencias é de extrema importância para ter uma vida mais leve e contínua.
Essas três dicas são valiosas para que você alcance a consciência de que nessa vida somos os protagonistas de nossa historia e portanto, comandamos o que desejamos e como desejamos. Lembre-se, a escolha é sempre sua.
E se você quer conhecer mais sobre isso, adquirir o autoconhecimento e a autogestão necessária para seu dia a dia, leia sobre nosso treinamento de imersão “Revelar – Inteligência Emocional” e aprofunde mais no seu “eu” para conseguir vivenciar o controle de sua vida.
Sobre Ronaldo Alcantara
Deixe seu Comentário